proposta pedagógica
A Proposta pedagógica do Centro Educacional Cia do Verde para a Educação Infantil se fundamenta na formação integral e harmônica das crianças, a partir de um atendimento e acompanhamento personalizados.
O Centro Educacional Cia do Verde procura, através de sua proposta pedagógica, desenvolver nas crianças as seguintes capacidades:
1) Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
2) Descobrir e conhecer, progressivamente, seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
3) Estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vistas, respeitando a diversidade e desenvolvimento de atitudes de ajuda e colaboração.
4) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças.
5) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
6) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
7) Representar e evocar aspectos diversos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginários através da brincadeira e demais formas de expressão.
8) Saber situar-se no universo letrado, demonstrando interesse e empenho na construção do conhecimento.
9) Utilizar as diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica, musical, matemática) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
10) Utilizar a linguagem oral para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades.
Enfim, oferecer uma variedade de experiências concretas após conhecimento profundo das necessidades básicas da criança e sua faixa etária, propiciando a participação efetiva no processo de construção do conhecimento.